quarta-feira, 29 de abril de 2009

Excesso de refrigerante prejudica saúde bucal

Fonte: site da APCD (Sheila Lisboa - assessora de comunicação)
"Irritação na gengiva e na língua e inflamação são alguns problemas causados na boca devido ao consumo de refrigerante.
O refrigerante é responsável por inúmeros problemas na boca. Este tipo de bebida predispõe a erosão ácida que é a perda constante dos minerais que formam o esmalte do dente. Alé de gerar muita sensibilidade e possibilitar fraturas já que o dente fica mais fino e sem proteção (...).
A bebida é composta por açucares, conservantes, acidulantes, corantes, estabilizantes, antioxidantes, aromatizantes, além de outras substâncias que não são saudáveis se ingeridas sempre e em excesso, ou seja, não fornece nenhum nutriente importante para o organismo.
De acordo com a nutricionista, Andréa Gamito, a alta concentração de açúcar no refrigerante é apontado como um dos causadores do aumento de obesidade e diabetes, principalmente na população mais jovem. "Pesquisas revelam que o refrigerante não dietético aumenta 80% o risco de diabetes", explica.
O refrigerante, por conter grande quantidade de cafeína, se bebido em excesso, pode causar insônia, irritabilidade e até mesmo gastrite, por aumentar a produção de suco gástrico.
Sensibilidade, gengiva muito vermelha, irritação na língua ou na gengiva e inflamações, são sinais de que se deve procurar o cirurgião-dentista.
A nutricionista dá um conselho para os apaixonados por refrigerantes: "A dica é consumir os diet e light, com pouco ou nenhum açúcar. Já com as crianças, a estratégia não é proibí-las, pois poderão beber escondidas, mas sim explicar os malefícios causados à saúde que devem ser evitados."."
Andako - Centro de Implantes e Especialidades Odontológicas
(11) 2041-0720
(11) 2048-1028

Nenhum comentário: