segunda-feira, 27 de julho de 2009

A mulher e as fases da vida


“A mulher tem necessidades especiais relacionadas à saúde bucal nas diversas fases da vida. As mudanças nos níveis de hormônio que ocorrem na puberdade, seguidas da menstruação, gravidez e menopausa tornam as gengivas mais sensíveis à placa bacteriana. Nestas etapas da vida, as mulheres não podem esquecer de escovar e usar o fio dental todos os dias para evitar a gengivite.

Outras informações importantes:

* Menstruação: Algumas mulheres notam que sua gengiva incha e sangra antes da menstruação. Outras tem aftas ou inflamações da mucosa bucal. Estes sintomas geralmente desaparecem no início da menstruação.

* Contraceptivos orais: A inflamação da gengiva é um dos efeitos colaterais mais comuns dos contraceptivos orais.

* Gravidez: Estudos mostram que muitas mulheres grávidas tem gengivite quando a placa bacteriana se forma sobre os dentes e irrita a gengiva. Os sintomas são gengivas avermelhadas, inflamadas e com sangramento. O cuidado pré-natal é sempre extremamente importante.

* Menopausa: Os sintomas bucais experimentados durante este estágio na vida de uma mulher são gengiva avermelhada ou inflamada, desconforto, sensação de ardência, sensação de alteração do paladar e boca seca.

* Osteoporose: Várias pesquisas sugerem a existência de uma relação entre a osteoporose e a perda óssea nos maxilares. Os pesquisadores sugerem que isto pode levar à perda dos dentes por causa da provável diminuição da densidade dos ossos onde os dentes estão inseridos. Juntamente com a osteoporose, a doença periodontal acelera o processo de perda de estrutura óssea ao redor dos dentes.”


Informe-se e previna-se!

Andako - Centro de Implantes e Especialidades Odontológicas
(11) 2041-0720
(11) 2048-1028

Nenhum comentário: