sexta-feira, 24 de julho de 2009

Saude geral X saúde bucal


“No caso das mulheres, um número cada vez maior de estudos relaciona as enfermidades gengivais com uma variedade de problemas que afetam a saúde da mulher. Como a gengivite é uma infecção causada por bactérias, estas podem entrar na corrente sanguinea e tornar-se causa de outras complicações:

* Problemas cardíacos: indivíduos com gengivite correm um risco maior de ter problemas cardíacos, com o dobro de possibilidade de sofrerem ataques fatais.

* Derrame: um estudo revelou a existência de uma relação causal entre infecções bucais e risco de derrame ou também conhecido como acidente vascular cerebral (AVC).

* Diabetes: os diabéticos são mais propensos a terem gengivite e nestes indivíduos é mais difícil controlar o açúcar no sangue. A gengivite pode ser um fator de risco para o diabético, mesmo em indivíduos com açúcar controlado.

* Problemas respiratórios: bactérias que se desenvolvem na cavidade bucal podem chegar até os pulmões e causar doenças nas vias respiratórias, tal como a pneumonia, especialmente em pessoas que tem gengivite.

* Resultados da gestação: as gestantes com gengivite podem estar mais propensas a partos prematuros ou terem bebês de menor peso ao nascer. A gengivite também pode aumentar o nível dos líquidos biológicos que estimulam o parto.


Como a gengivite em geral não dói, muitas mulheres só notam que têm o problema quando este já está muito avançado. A melhor defesa é a cuidadosa higiene bucal diária com uma boa escovação e o uso do fio dental, e as consultas regulares com seu dentista.”


Andako - Centro de Implantes e Especialidades Odontológicas
(11) 2041-0720
(11) 2048-1028

Nenhum comentário: